O que fazer no Pelourinho?

  1. Fundação Casa de Jorge Amado
  2. Igreja e Convento de São Francisco
  3. Igreja do Rosário dos Pretos
  4. Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo
  5. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
  6. Casa do Carnaval da Bahia
  7. Casa do Benin
  8. O Cravinho
  9. Bar e Restaurante Zulu
  10. Boteco do Pelourinho
  11. Restaurante Escola Senac
  12. Noite Baiana no Coliseu
  13. Cafélier

Fundação da Casa de Jorge Amado

A Fundação Casa de Jorge Amado, foi idealizada e instituída como objetivo de preservar e estudar os acervos bibliográficos e artísticos do escritor Jorge Amado, assim como incentivar os estudos e pesquisas acima de toda literatura feita na Bahia, criando um fórum permanente de debates sobre a realidade brasileira, especialmente sobre a luta pela superação das discriminações raciais e socioeconômicas.

Na fundação tem o Café Teatro Zélia Gattai que possui sala para 40 pessoas e um café de qualidade com muitas delícias da Bahia. Você poderá, também, conhecer mais sobre essa mulher brilhante. Uma escritora paulista, fotógrafa e memorialista (como ela mesma preferia denominar-se), tendo sido também expoente da militância política nacional e companheira de Jorge Amado por quase 60anos!

Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento de São Francisco foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII e são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro, classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e tombadas pelo Iphan, apresentando, em especial a igreja, uma faustosa decoração interior.

A fachada é barroca, assim como os painéis de azulejos portugueses, que reproduzem o nascimento de São Francisco. O interior é formado por talhas de madeira, moldadas em ouro em pó, com os símbolos do barroco: folhas, pelicanos, flores, anjinhos.

Igreja do Rosário dos Pretos

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é um daqueles locais históricos lindos por fora e extremamente rico em detalhes por dentro. Localizada no meio da ladeira do Pelourinho, é um espaço que merece ser contemplado mesmo por quem não é religioso,pois preserva sua história ligada ao período colonial e celebra toda terça-feira uma missa que incorpora alguns dos elementos da cultura africana, como as cantorias,batuques e danças. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã, é o ponto central dos festejos na cidade.

Por fora, sua pintura azul celeste em meio aos casarões do centro histórico de Salvador chama atenção mesmo de quem não conhece toda a riqueza guardada no interior do local. A missa realizada nas terças oferece uma experiência à parte, assim o ideal é programar a visita ao local neste dia estratégico para participar dessa vivência única e heterogênea.

Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo

A Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo leva este nome devido à sua localização na rua do Passo, que tradicionalmente é o caminho da procissão dos sete passos de Jesus realizada pelos Carmelitas durante a semana Santa, na sexta-feira da paixão. O primeiro passo simbólico dos sete passos de reflexões de Jesus até o calvário é feito em frente à igreja.

Localizada teoricamente onde “o Pelourinho e o Carmo se encontram”, a Igreja do Passo ficou conhecida mundialmente após ter as escadarias de acesso como o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado no ano de 1962.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é uma igreja católica da cidade brasileira de Salvador, Bahia. É um expressivo exemplar da tradição barroca no país, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e foi uma das indicadas para a eleição das 7 Maravilhas do Brasil.

Casa do Carnaval da Bahia

A Casa do Carnaval da Bahia é o museu que conta, de forma lúdica e interativa, a história do maior carnaval de rua do mundo, o Carnaval de Salvador.

200 bonecos de cerâmica contam a história da folia através de figuras típicas da nossa festa, tais como os blocos afros e as caretas – isso logo no térreo. Além disso, há também uma biblioteca com livros sobre carnaval, bem como sobre Salvador e suas tradições.

Nas Quartas-Feiras a Casado Carnaval tem visitação gratuita, de 10às 18h.

Casa do Benin

No coração do Centro Histórico, a Casa do Benin representa um pedaço da África, onde o intercâmbio de culturas de lá pra cá e daqui pra lá se cria. O Espaço Cultural possui importante acervo artístico e cultural afro-brasileiro e é mantido pela Fundação Gregório de Mattos para valorização das relações culturais afro-brasileiras.

A Casa tem um acervo composto por cerca de 200 peças originárias do Golfo do Benin, colecionadas pelo fotógrafo francês Pierre Verger ao longo de suas viagens realizadas à África, para estudar os fluxos e refluxos entre África e Bahia. Também possui peças relacionadas à cultura afrodiaspórica, doadas por artistas e instituições.

O Cravinho

Um dos lugares mais famosos é o bar O Cravinho, que leva o nome da mais famosa infusão, e fica no Largo Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O bar ao estilo taberna é uma das sensações do Centro Histórico, e, além da bebida, ainda serve uma famosa moela.

O local possui uma grande quantidade de bebidas típicas de infusão como: O Cravinho (cachaça, cravo, mel e limão), Canela (cachaça, canela, mel e limão) e o Jatobá (cachaça, Casca de Jatobá, mel e limão). Para comer, serve pratos bem peculiares como a Moqueca de Caviar Baiano e a famosa Moela de Frango, e também pratos “menos aventureiros” como o Filé Aperitivo, Isca de Peixe e Bolinhos de Bacalhau.

Bar e Restaurante Zulu

O Bar e Restaurante Zulu oferece a melhor Moqueca do Centro Histórico (idolatrada pelos turistas internacionais) e originais e generosos Hambúrgueres 100% artesanais – cujos recheios e o pão são produzidos na cozinhado restaurante, além de grande variedade de cervejas artesanais e especiais.

Boteco do Pelourinho

A maior especialidade do Boteco do Pelourinho é servir aquela cerveja “trincando” de tão gelada. Com as mesas na calçada, o cliente ainda pode aproveitar para comer os pratos mais famosos do local (moqueca, acarajé e carne de sol), enquanto curte a vista de um dos bairros mais famosos da cidade.

Restaurante Escola Senac

O Restaurante Escola Senac é considerado um dos melhores buffets do país, está inserido em um complexo gastronômico oficialmente conhecido como Museu da Gastronomia Baiana. Um ótimo restaurante para quem quer provar as delícias da Bahia.

Cafélier

O menu do Cafélier é recomendado para os amantes da culinária. Provar sanduíches fascinantes, pasteis bons e saborosos é uma ideia excelente. E ainda de brinde, tem acesso a uma vista impecável da Baía de
todos os Santos. E opôr-do-sol é o melhor!

 

Compartilhe esta publicação: