Nós usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Leia nossa política de privacidade.
O Elevador Lacerda é um sistema de transporte público da cidade de Salvador. Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando a primeira torre foi inaugurada, era o elevador mais alto do mundo, com 63 metros.
Um dos principais cartões postais da Cidade, ele faz a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O Elevador Lacerda é um monumento que simboliza Salvador e é bastante visita do por turistas e soterapolitanos.
Importante atração turística, o Mercado Modelo é um mercado de artesanato, que fica situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador.Visitado por 80% dos turistas da cidade, ele é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico (que inclui o Pelourinho). Em arquitetura do estilo neoclássico, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
São mais de 250 lojas de artesanato local, lembrancinhas, roupas, doces, cachaças, as famosas fitinhas do Bonfim e outras miudezas da Bahia! Restaurantes tradicionais como o “Maria de São Pedro” e o “Camafeu de Oxóssi”.
Inaugurado em1999, o Monumento da Cruz Caída é um dos principais cartões-postais de Salvador em virtude da sua história e dimensão. Criada pelo artista plástico baiano Mário Cravo, o monumento de 12m de altura faz crítica à demolição da antiga Igreja da Sé Primacial do Brasil para a construção dos trilhos dos bondes.
O espaço é dono de uma das vistas mais bonitas da cidade, especialmente ao pôr do sol. Por ter de graus com largura ampla, funciona como uma espécie de anfiteatro natural a céu aberto. Vira e mexe este cartão postal sedia eventos como shows e intervenções artísticas.
O Solar do Unhão é um sítio histórico do século XVIII, às margens da Baía de Todos os Santos em Salvador, integrado pelo Solar, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques.
O Solar do Unhão abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), reunindo mais de duas mil obras de pintores brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari e Tarcila do Amaral.
Uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico localizado na Sagrada Colina em Salvador. Sua construção teve início entre 1745 e 1746, finalizando suas obras internas em1754 e externa em 1772.
A Igreja é dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos e símbolo do sincretismo religioso da Bahia. A devoção ao Nosso Senhor do Bonfim é herança portuguesa, reforçada pelas promessas feitas por Dom João V diante da imagem do Senhor do Bonfim, pelo restabelecimento a saúde de seu pai, o rei Dom Pedro II.
.
Aos pés da montanha que liga a cidade Alta à Baixa, está a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. No dia 08 de dezembro, tem Festa Popular em homenagem à padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Padres, fiéis, seminaristas e a população seguem o andor acompanhando trio elétrico ao som do coral da Basílica.
A Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e sua atual construção em estilo barroco foi feita toda de pedra de lioz trazida e Portugal.
O Dique do Tororó é o único manancial natural da cidade e Salvador, no estado da Bahia, no Brasil, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Comumente reduzido para Dique, possui uma lagoa de 110 mil metros cúbicos de água.
Uma de suas principais características são as oito esculturas de orixás flutuando no espelho d’água. Elas foram instaladas em 1998 e são assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno. Representam os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã. À noite, possuem uma bela iluminação cênica.
O Farol de Itapuã, está instalado na Pedra Piraboca, na Ponta de Itapuã, o monumento foi o quinto farol construído na Bahia como objetivo de guiar as embarcações que passam pela região. Localizado na Praia de Itapuã, o local inspirou artistas como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Toquinho.
Trata-sede uma torre troncónica em ferro fundido com21metros (69 ft), assentada sobre uma base de concreto e ligada à praia por uma ponte também de concreto. O farol está pintado com barras horizontais brancas e vermelhas.
A Casa do Rio Vermelho, onde morou o casal de escritores Jorge Amado e Zelia Gattai hoje é um Memorial que abriga objetos pessoais, vestuário, móveis originais e uma importante coleção de arte popular. O local conta ainda com mais de 30horasde áudio visual a respeito da vida e obra de Jorge e Zélia. Uma visita imperdível em Salvador.
O Palacete das Artes abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e de outros países; uma loja e o Solar Café. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor francês Auguste Rodin. O local é puro charme!
A Cidade da Música da Bahia apresenta a história da música desde os tempos da colonização da primeira capital do Brasil até a explosão de diversidades sonoras dos tempos contemporâneos. Além disso, também será um centro cultural de produção de novas linguagens musicais, com aparelhamento técnico e estúdios para promover novos movimentos.
O Pelourinho está intimamente ligado a fundação de Salvador e ao desenvolvimento do Brasil na época colonial, e é um dos lugares mais visitados pelos turistas que vão a Salvador, seja para uma visita histórica ou cultural o Pelourinho é o ponto de partida ideal para descobrir Salvador.
O Pelourinho é conhecido como o lugar que abriga o mais rico conjunto arquitetônico barroco de Salvador, abriga mais de oitocentos casarões que estão transformados em bares, restaurantes e pousadas.